Teu cronograma esta sendo cumprido? Tem semanas que é meio difícil e até mesmo impossível, as vezes passamos mais tempo apagando incêndios que acontecem no dia a dia do que cumprindo as tarefas diárias. Fica tranquilo(a) que isso é completamente normal. O importante é estar em constante movimento, tendo uma visão clara sobre onde se quer chegar para que a gente não se perca no meio do bombardeio.

E o que é essa “visão” que eu vivo repetindo? A visão é o seu sonho! Sonhos são anseios, é uma vontade permanente, viva e constante. Mas, como saber quais são nossos sonhos? Durante muitos anos eu não me permiti fazer essa pergunta e fui vivendo conforme a sociedade (e a minha faculdade) me guiava. No entanto, depois que li esse livro eu tive que parar pra repensar minha vida, e aí tudo clareou.

Muitas vezes relacionamos a falta de sonhos com a falta de tempo, mas Salomão nos mostra que um pequeno esforço em direção aos nossos sonhos (a nossa visão) é capaz de nos gerar uma enorme fonte de energia. Essa fonte de energia se chama esperança!

OK, mas como descobrir meu sonho e fazer ele me dar esperança? Salomão tira essa angústia com o Mapeamento de Visão e Steven Scott (o Autor do livro “Salomão o homem mais rico que já existiu”) nos ensina a colocar isso no papel.

Vamos lá? Pegue um caderno e uma caneta, mas não se preocupe em fazer perfeito nesse momento, pois com os dias seu pensando vai mudando e evoluindo.

Faça uma lista das áreas da sua vida que você gostaria de melhorar. Liste quantos você quiser.

Exemplo: Carreira, Saúde, Casamento, Espiritualidade…

Coloque uma área no topo de cada página e escreva os seus sonhos embaixo de cada uma.

Exemplo:

Página 1 – Carreira:

a) Ter um emprego que me dê motivação]

b) Ter estabilidade financeira…

Página 2- Saúde:

a) Emagrecer 4 kg

b) Ter um colesterol saudável…

Escolha o sonho mais importante de cada área e coloque um “*“na frente.

Escolha uma das áreas e o sonho que você estipulou mais importante (*). Agora descreva de forma clara e precisa sobre esse sonho.

Steven Scott diz que essa descrição deve ter pelo menos uma ou duas frases, não mais de uma página. Eu estipulei como área mais importante a carreia e a meta de conseguir um emprego que me dê motivação, então minha descrição foi: “Conseguir um emprego que me dê impulso motivacional e intelectual, onde eu coloque em prática a minha capacidade”.

Tente desenhar ou encontrar uma imagem que sirva de representação gráfica ou símbolo de como seria a concretização desse sonho.

Em outra página escreva Metas e embaixo faça uma lista de metas para alcançar aquele sonho.

Exemplo: Emprego que me dê motivação

a) Procurar novos tipos de empregos

b) Estudar matérias que eu gosto...

Agora você precisa pegar as metas que você escreveu e fazer uma página para cada uma delas, intitulando Passos para Alcançar as Metas . Embaixo de cada meta você deverá escrever os passos que deverão ser dados para atingir aquela meta específica.

Exemplo: Procurar novos tipos de emprego

a) Pesquisar empregos no Linkedin

b) Ler revistas sobre novos empregos

c) Enviar currículo…

Em seguida, caso algum dos passos envolva o cumprimento de mais de uma tarefa você deve criar a página Passos para Realizar as Tarefas.

Exemplo: Pesquisar empregos no Linkedin

a) fazer meu cadastro no Linkedin

b) Configurar meu currículo.

Ler revistas sobre novos empregos

a) Pesquisar as melhores revistas

b)Comprar a revista pesquisada na banca de jornal

c) Ler a revista.

ÚLTIMA etapa! É a mais importante! Especificar os prazos para o cumprimento de cada passo e de cada tarefa.

Exemplo: Fazer o cadastro no Linkedin – Dia 30 de abril, 2ª feira, das 12:00 às 12:30.

Configurar meu currículo – Dia 1 de maio, 3ª feira dia das 22:00 às 23:00.

Pesquisar as melhores revistas – Dia 28 de abril, sábado, das 10:00 às 10:30.

Comprar a revista pesquisada na banca de jornal – Todo domingo às 11:00.

Ler a revista – Toda 2ª, 3ª e 4ª das 12:00 às 12:30.

Ufa! Pronto. Simples, não? rs. Sei que dá trabalho, mas vale MUITO a pena! Não se desespere, não existe meta, passo e tarefa certa ou errada. Com o tempo você vai amadurecendo as metas e os sonhos e tudo vai fazendo mais sentido.

Não precisa cumprir todas as metas de uma vez, vá com calma!

O importante é começar e ter a consciência de que TODO sonho é possível de ser concretizado, apenas precisamos de paciência e planejamento! No meu mapeamento eu tenho metas para daqui 2 anos, pois dei preferência para outras metas de curto prazo e não tenho tempo de colocar todas no meu calendário sem prejudicar meu dia a dia. Não existe prazo para termina o mapeamento! É um projeto para vida inteira!

Salomão ensina a sermos estrategistas, e nada mais essencial em uma estratégia do que o planejamento :] Guarde essas páginas em um lugar seguro e sempre que estiver desanimado(a) dê uma lida! A cada passo cumprido, a energia se renova e o universo vai girando a seu favor! Nos vemos na próxima¿ Espero ter ajudado! Obrigada e aproveite o feriado :]

Referência: SCOTT, Steven – Salomão o homem mais rico que já existiu – Rio de Janeiro:Ed. Sextante, 2011.

Por Jessica Baroncelli Torretta

E-mail 

Site

Compartilhar: